Início >> Noticia >> Dia do Idoso é marcado por programação especial
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Dia do Idoso é marcado por programação especial

Localização

Brasil
BR

Em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em 1° de outubro, o Conselho Estadual dos Diretos da Pessoa Idosa (CEDPI), em parceria com o projeto Vida Ativa, da Secretaria Estado de Esporte e Lazer (Seel), irá promover a Semana do Idoso no período de 23 de setembro a 1° de outubro. O evento tem objetivo de proporcionar ao grupo da terceira idade momentos de socialização, descontração e inclusão social.

A Semana do Idoso começou no sábado, dia 23, com uma caminhada na Orla de Icoaraci. Nos outros dias, a programação segue no Shopping Pátio Belém, com apresentações artísticas de grupos de idosos, emissão de documentos e desfile de moda de idosos. Além disso, os homenageados do evento terão descontos especiais em algumas lojas do shopping. O encerramento será no domingo, dia 1º, com a missa da Pastoral da Pessoa Idosa, às 16h, celebrada por D. Teodoro Mendes.

- Esta é uma oportunidade de homenagear o idoso e uma forma de integrar as entidades públicas em prol da terceira idade, com atividades de lazer e cidadania. Valorizar os idosos é reconhecer as importantes contribuições que esses fazem ao nosso mundo– ressaltou a titular da Seel, Renilce Nicodemos. 

O Dia do Idoso foi estabelecido em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, e conscientizar a todos sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos.

 - O evento é uma confraternização para todos nós, sair da nossa zona de conforto e se divertir. Também é uma forma de lembrar que merecemos respeito para termos uma qualidade de vida adequada – frisou Maria de Lourdes, 57 anos, participante do projeto Vida Ativa.

O projeto Vida Ativa atende cerca de dois mil idosos, com idade a partir de 50 anos, abrindo a possibilidade de integração social e prática de lazer.

- Entrei para o projeto a convite da minha irmã, e ajudou muito na minha socialização e no meu equilíbrio emocional, pois tínhamos acabado de perder nossa mãe, foi uma fase muito dolorida. Eu me sentia muito só em casa e o núcleo veio suprir esse tempo vazio, já que o convívio com os outros é muito bom – finalizou Sandra Araújo, do núcleo que funciona na Tuna Luso Brasileira.

A Semana do Idoso conta também com as parcerias com as Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Procon e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Confira a programação completa

Shopping Pátio Belém – Praça da Visão (3° piso)

Quarta-Feira 27/09
11h - Grupo Viver com Arte / Aerodança.
15h - Aula de Alongamento.

Quinta-Feira 28/09
11h – Ginástica.
12h - Grupo Viver com Arte.

Sábado 30/09
18h – Apresentação de grupos de dança (Viver com Arte) / Desfile de Moda com a melhor idade.

Domingo 01/10
16h – Missa com a Pastoral da Pessoa Idosa com D. Teodoro Mendes.
18h – Encerramento com música ao vivo.

 

*Bianca Rodrigues, com supervisão de Michel Anderson

imagem: