Início >> Noticia >> Em Oriximiná, canoagem transforma vida de jovens
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Em Oriximiná, canoagem transforma vida de jovens

Localização

Brasil
BR

Através do projeto Pará Aquático, adolescentes e jovens de Oriximiná, na região do Baixo Amazonas, deixaram de praticar atividades físicas nas quadras das escolas e passaram a exercitar também na água, com a oportunidade de terem aulas de canoagem. A iniciativa já tem cinco meses de funcionamento e conta com mais de 50 alunos.

Ensinar as técnicas da canoagem de velocidade de forma gratuita, oferecer opção de esporte e ainda dar a oportunidade de tirar os jovens da ociosidade são os objetivos do projeto. A canoagem é um esporte em constante crescimento, principalmente na nossa região, que é beneficiada pela abundância hidrográfica. Para Celso Costa, professor do projeto, o grande diferencial da iniciativa é trabalhar o esporte voltado para o aprendizado e o desenvolvimento dessas pessoas.  

- Os alunos adquiriram outra personalidade, mudaram a vivência na escola, o relacionamento com outras pessoas e se dedicam mais para aprender o esporte. É incrível como estão progredindo. O mais importante é a função do esporte como ferramenta de inclusão social – disse o educador.

As aulas ocorrem de terça a sexta, nos turnos da manhã e pela parte da tarde, no lago do Iripixi. Aos sábados, as aulas são livres para quem quiser conhecer e aprender a modalidade.

- É bom saber que o projeto está tendo um resultado satisfatório na vida dessas pessoas. É muito importante expandir cada vez mais esses projetos, para que mais famílias sejam assistidas, acompanhadas e beneficiadas – frisa Renilce Nicodemos, titular da Seel.

O Pará Aquático é originário do antigo projeto Navegar, que foi realizado no Pará em parceria com o Ministério do Esporte. A secretaria está reformulando a metodologia para massificar a prática esportiva de uma modalidade náutica, considerando o meio ambiente favorável.

Além de Oriximiná, Santarém, Portel e Senador José Porfírio também possuem polos em funcionamento. Em 2018, outros quatro polos devem ser inaugurados. No dia 17 de fevereiro, a cidade de Conceição do Araguaia irá implantar o projeto para atender 80 jovens. 

imagem: