Início >> Noticia >> Judoca do Projeto Dorinha é campeão do Grand Prix para Cegos
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Judoca do Projeto Dorinha é campeão do Grand Prix para Cegos

Localização

Brasil
BR

O paratleta Eloã Camilo Pompeu, fruto do projeto Dorinha, da Associação Souza Filho de Artes Marciais (Asfam), foi o campeão nacional de judô da categoria iniciante, no Grand Prix Infraero de Judô para Cegos, no último sábado (21), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.  A competição contou com a participação de 250 atletas de 17 estados e o Distrito Federal.

- Eu não sabia da existência do judô adaptado, conheci a modalidade no Projeto Dorinha. Isso foi um sonho, porque sempre quis praticar esporte antes mesmo do que aconteceu comigo. Conto com o judô para melhorar a minha vida e quero ensinar aos meus filhos o amor pela arte - finaliza o paratleta.

A paixão demonstrada pelo esporte por Eloã se deve pelo fato do judô ter sido o ponto principal para o recomeço da vida dele. No início de 2016, após defender o amigo de um assalto, o novo campeão levou três tiros, perdendo a visão. Seis meses depois, conheceu o projeto Dorinha, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

O projeto Dorinha atende cerca de 150 pessoas em situação de risco social e com todos os tipos de deficiência. Os treinos de judô na Asfam ocorrem de segunda a sexta-feira, na Avenida Alcindo Cacela, entre Bernal do Couto e Oliveira Belo, no bairro do Umarizal, em Belém. Para participar do projeto, o jovem tem que estar estudando. A preferência é para atletas de 4 a 12 anos.

imagem: