Início >> Noticia >> São Domingos realiza o 18º Festival e 20º Surf na Pororoca
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

São Domingos realiza o 18º Festival e 20º Surf na Pororoca

Localização

Brasil
BR
A cidade de São Domingos do Capim, no nordeste paraense, é conhecida por ser palco de um estrondoso fenômeno da natureza: a pororoca. O fenômeno natural acontece quando as águas do rios se encontram com as águas do mar, formando uma onda forte e barulhenta. O 18º Festival e 20º Surf na Pororoca movimentou o município, com mais de dez mil pessoas prestigiando no período de 29 de março a 1 de abril.
 
 - O evento já é tradicional na região e muito importante para promover a cultura. O fluxo turístico no município é alto, movimenta as vendas no comercial formal e informal, toda uma cadeia econômica se beneficia – ratifica Cristiano Martins, coordenador do evento. 
 
Cerca de 40 surfistas locais, de Belém, Salinas, Mosqueiro e Marudá passaram pelas fortes águas da Pororoca. Alguns desses já acompanham o espetáculo há anos, como os alunos da Escolinha de Surf de Salinas, que vieram em caravana para surfar. 
 
- Todos os anos a gente vem participar do Surf na Pororoca. Os alunos novos que querem se aventurar ficam eufóricos para ver de perto, enquanto os mais experientes renovam as energias nessa onda mágica - Breno Souza, de Salinas. 
 
A programação esportiva do evento foi além da prancha. Torneios de futebol e vôlei de areia, handebol e canoagem demonstraram o fortalecimento do esporte no município, que teve a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) como incentivadora da programação do evento. 
 
- O Festival já faz parte da história da Seel. O evento une cultura, lazer e esporte de forma tão atrativa, que mobiliza toda a região. É um evento que revela novos talentos e também congrega pessoas em belos dias de entretenimento – disse Renilce Nicodemos, titular da Seel. 
 
O evento contou com parceria do Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Departamento de Transito do Estado do Pará (Detran).
imagem: