Início >> Noticia >> Seel 20 anos: incentivo aos jovens talentos do esporte paraense
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Seel 20 anos: incentivo aos jovens talentos do esporte paraense

Localização

Brasil
BR

Nascida em uma família de atletas, a ginasta Calina Foro começou sua trajetória aos quatro anos quando a mãe, Eliete, a levou para participar do projeto Talentos Esportivos, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em 2010. Desde então, a menina vem conquistando espaço no mundo da ginástica e aos 13 anos é uma das indicadas para o troféu Rômulo Maiorana que será entregue nesta quarta-feira (17).

"No projeto, me desenvolvi como atleta e a ajuda dos técnicos, que repassam o conhecimento, foi importante para as vitórias no meu currículo", disse Calina que em 2018 foi a campeã nas duas etapas do Campeonato Paraense de Ginástica Artística, vice-campeã na Copa Olímpica, no Uruguai, quarto lugar no Torneio Nacional de Ginástica Artística,  em São Paulo, entre outras conquistas.

Para a coordenadora do projeto, Kátia Rocha, a prática esportiva proporciona inúmeros benefícios em todas as etapas da vida e o reconhecimento promove maior estímulo para permanecer treinando com o objetivo em obter colocações cada vez melhores em competições nacionais e internacionais.

“O esporte para crianças e adolescentes possibilita além do desenvolvimento físico e psico-social agregar valores como respeito, cooperação e superação.  Há destaques como é o caso da atleta Calina Foro, que participa do Projeto Talentos Esportivos desde os quatro anos, e a indicação a uma premiação representa o reconhecimento pelo esforço  e dedicação não  só por parte da atleta como também dos profissionais envolvidos e ao apoio dos pais, que é indispensável”, ressalta.

No próximo dia 28, a Seel celebra 20 de existência revelando e projetando talentos. O Talentos Esportivos é um projeto da Secretaria que contribui para o desenvolvimento motor das crianças e jovens, por meio de atividades  ginástica artística. Atualmente atende a 600 alunos. As aulas são realizadas no Campus III, do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Pará (Uepa), em Belém, e sendo realizado em parceria com Uepa, que cede o espaço para as aulas, e com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que, através de cooperação técnica, possui professores atuando nas atividades ofertadas.

imagem: