Início >> Noticia >> Semana do Idoso é comemorado com programação especial, em Belém
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Semana do Idoso é comemorado com programação especial, em Belém

Localização

Brasil
BR

Mais de 200 idosos do projeto Vida Ativa na Terceira Idade, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), irão participar da Semana da Pessoa Idosa, organizada pelo Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDPI). O evento será em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado hoje, 1º de outubro. Serão quatro dias de atividades físicas, apresentações artísticas e culturais de grupos de idosos, exercícios físicos, ações de promoção a saúde, emissão de documentos e desfile de moda de idosos, no Shopping Pátio Belém. A ação começou a partir de 11h, desta manhã de segunda-feira (1).

Para abrir as atividades, a partir das 14h, o Vida Ativa com intuito de proporcionar a integração entre a terceira idade e ressaltar a importância da prática de atividades físicas nesta fase da vida, organizará aula de alongamento, orientada pelo professor Aristides, do núcleo Tuna. No segundo dia, o público poderá participar de exercícios de ginásticas para estimular o desenvolvimento das habilidades motoras e físicas, sob o comando da professora Sandra Cavalcante.

A coordenação do Vida Ativa, não poderia deixar de fora a aula de aerodança, que une exercício e diversão, já que é composta por vários ritmos musicais. A aula será feita pelos educadores físicos, Ariane Miranda e Risoleide Palitot. Todas as ações do projeto, serão a partir da 14h, totalmente gratuito.

- O envelhecimento é apenas uma fase que se bem orientada, pode ser tão feliz tanto quanto a infância e a adolescência. O prazer de superação, de interagir com o outro, garante essa qualidade de vida – frisa Flávia Oliveira, professora do Vida Ativa.

O projeto da Seel atende cerca 1.500 idosos, em cinco polos na Região Metropolitana de Belém, com aulas de hidroginástica, natação, caminhada, ginástica, aerodança, dança folclórica, alongamento, voleibol, ioga, xadrez e memorização que ocorrem na Tuna Luso Brasileira, no Estádio Olímpico, Centro Educacional Triunfo, Asalp e Hospital Abelardo Santos (Distrito de Icoaraci).

- Ensinar aos idosos a importância da convivência, da interação em grupos para o exercício de seus direitos e de independência, é o que torna o projeto especial. Acompanhar o progresso deles nas aulas é recompensante – disse Liane Costa, coordenadora do projeto.

Para fazer parte do projeto, a pessoa precisa ter mais de 50 anos e apresentar o atestado médico com laudo do cardiologista, cópias da carteira de identidade e do comprovante de residência, e uma fotografia 3x4.

O encerramento da programação da Semana do Idoso será na quinta-feira (4), com a missa da Pastoral da Pessoa Idosa, às 16h, celebrada por Dom Teodoro Mendes, bispo auxiliar de Belém.  A Semana do Idoso conta também com as parcerias com as Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa) e delegacia do idoso.

imagem: