Início » Noticia » Cerimônia marca o início da celebração dos 20 anos da Seel
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Cerimônia marca o início da celebração dos 20 anos da Seel

Localização

Brasil
BR

Uma cerimônia ecumênica nesta terça-feira (23) marcou o início da programação do aniversário de 20 anos da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), além de homenagem ao servidor mais antigo e atletas de destaques apoiados pelo órgão. Criada em 28 de abril de 1999, pela lei 6.215, a Seel integra a administração direta do Estado do Pará e tem como objetivo a formulação e a gestão das políticas e do Plano Estadual de Esporte e Lazer, para promoção e estímulo da prática esportiva, possibilitando a melhoria da qualidade de vida da população.

Servidor mais antigo da Seel, Waldemar Neves da Costa, iniciou sua trajetória no final dos anos 1970, na então Fundação Desportiva Paraense. De lá pra cá, conheceu muita gente, foi destacado como Servidor Nota 10 do órgão em três ocasiões, e destaca que a vida na secretaria é um aprendizado cotidiano. "Comecei quando era Fundação Desportiva Paraense, há 42 anos. Em 1999, passei para a Seel. Aqui, cada dia que passa, eu aprendi alguma coisa, já passei pela gestão de 11 governadores, então é um aprendizado na vida e trabalho satisfeito. Receber essa homenagem é uma honra como servidor há tanto tempo neste órgão", disse o servidor.

Na ocasião, um dos atletas que recebeu homenagem foi a Vileide Almeida, do basquete em cadeira de rodas. Recentemente, ganhou o Troféu Romulo Maiorana, na categoria Atleta com Deficiência. “O apoio do órgão foi muito importante para qualquer atleta que precisa sair do estado e competir fora, além de materiais esportivos. Fico muito feliz e honrada por esta homenagem”, disse a atleta.

Programas e Projetos da Secretaria incentivam a prática do esporte e a valorização do atleta. O projeto Vida Ativa na Terceira Idade foi criado especialmente para atender as pessoas com idade acima de 50 anos. O principal objetivo é valorizar a inserção da pessoa idosa na sociedade, por meio de práticas esportivas como caminhada orientada, ginástica, hidroginástica, natação, dança, e atividades de memorização, além de passeios e festas como o Baile de Carnaval que reúne mais de cinco mil pessoas de mais de quarenta associações que comungam do mesmo ideal de valorização do cidadão paraense incentivado pela Seel. O projeto atende quase duas mil pessoas em Belém e Região Metropolitana.

O Talentos Esportivos é um projeto que visa contribuir para o desenvolvimento motor das crianças e jovens, bem como envolver por meio de aulas gratuitas de natação, saltos ornamentais e ginásticas artísticas. O projeto atende a 600 crianças e adolescentes. As aulas são realizadas no Campus III, do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Pará (Uepa), em Belém, e contempla as necessidades do esporte de rendimento, de participação e educacional.

O programa Bolsa Talento é voltado ao esporte de rendimento das modalidades olímpicas e paralímpicas. Atualmente o programa é regido pela Lei 7.119, de 31 de março de 2008, que estabeleceu critérios técnicos para obtenção da bolsa, além de estimular a gestão esportiva entre as federações responsáveis pelas indicações dos contemplados. O último edital do Bolsa Talento contemplou 76 atletas.

A secretaria também teve parcerias com diversas ações como o Surf Na Pororoca, GP Brasil Caixa De Atletismo, Jogos Tradicionais Indígenas do Pará, Jogos de Identidade Cultural do Marajó, Jogos Quilombolas, além de apoio em eventos de outros órgãos, prefeituras e diversas associações Diversas.

“Nós que fazemos parte da Seel estamos comemorando 20 anos e todos estão de parabéns, ressaltando que juntos somos mais fortes. Já mostramos que a secretaria está de portas abertas ao esporte em todas as suas modalidades e continuamos dialogando com todos os representantes das federações, das confederações, dos atletas de modo geral”, disse o titular da pasta, Arlindo Silva.

imagem: